redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, terça-feira, 09 de janeiro de 2024.

Alunos de três escolas da região do Anhanduizinho tomam posse no Grêmio Estudantil

Por Gilson Giordano em 29/08/2017 às 11:09

Empossados nos Grêmios Estudantis, alunos da REME terão também noções de cidadanias (foto: divulgação)

Após alguns anos desativados, o antigo e famoso Grêmio Estudantil voltará a partir dessa noite de terça-feira (29), à sua ativação e isso graças a atual administração pública do município, através do prefeito Marcos Trad.

Após a decisão em reativar essa antiga entidade, o prefeito Marcos Trad determinou à Secretaria Municipal de Educação (Semed) que promovesse a eleição e em seguida a posse dos primeiros eleitos e do total de 99 Escolas que integram a Rede Municipal de Ensino, hoje serão empossados 11 delas e assim gradativamente até que todas elas tenham de volta os seus Grêmios reativados.

Das 11 Escolas que terão os Grêmios reativados hoje noite, três delas estão localizadas nos bairros da região do Anhanduizinho: Padre Thomaz Ghirardelli, Irene Szukala e Plínio Mendes dos Santos.

A escola municipal Thomaz Girardelli, está localizada no Loteamento dom Antônio Barbosa, localizado no bairro Lageado, que tem uma população de aproximadamente 15 mil moradores.

A escola municipal têm matriculados, aproximadamente 2.400 alunos nos três turnos, sendo que pela manhã e à tarde, são os alunos matriculados do pré ao 9º ano do ensino médio e no período noturno, são para os alunos matriculados no curso Educação para Jovem e Adulto (EJA),  também do 1º ao 9º ano.

A escola municipal Irene Szukala, está localizada no loteamento Jardim das Hortênsias, no bairro Aero Rancho, que tem uma população estimada em aproximadamente 40 mil moradores.

A escola têm matriculado aproximadamente 1.800 alunos, que estudam no período matutino e vespertino do pré ao 9º ano do ensino fundamental.

A escola Plinio Mendes dos Santos está localizada no bairro Guanandi.

De acordo com Secretaria Municipal de Educação (Semed) o objetivo dos grêmios é incentivar os estudantes a discutirem melhorias para sua escola e comunidade escolar, apresentando também sugestões para outras secretarias municipais. A proposta é levar para as escolas debates sobre o combate ao uso de drogas, a violência escolar, álcool e ao bullying.

Além disso, a ética, a cidadania, educação e a política.

Campanha

A campanha eleitoral dos grêmios envolveu a Semed em parceria com a Subsecretaria Municipal de Políticas Públicas de Juventude (Semju) e resultou na participação de mais de cinco mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme).

Ao todo 11 escolas da Reme participaram das eleições que elegeram para cada unidade escolar, nove membros, desde presidente até o segundo suplente.

O estatuto dos grêmios foi elaborado pela Semed pelos técnicos da Superintendência de Gestão e Normas e por representantes da Semju.

A ideia é que os grêmios possam ser um importante canal para debater a realidade das escolas e outros assuntos pertinentes a comunidade escolar.

A expectativa é implantar os grêmios em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino em 2018. Para participar das eleições dos grêmios, é necessário o aluno estar regularmente matriculado na Reme e ter idade entre 12 e 17 anos.

A posse dos alunos eleitos para o Grêmio Estudantil, às 19 dessa terça-feira, no Centro de Formação (Cefor) da Semed, localizado na Rua Onicieto Severo Monteiro, 460, na Vila Margarida.

 

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões